terça-feira, setembro 17, 2013

HQ, Linguagens e Ciências da Natureza


No período de 16 a 18 de setembro de 2013, o NTE Marabá em parceria com Secretaria Municipal de Educação de Jacundá-PA, está realizando a II Oficina de HQ.  Dessa vez o núcleo atende os professores de Linguagens e Ciências da Natureza. Nesse primeiro momento os professores recebem formação técnica pedagógica, para a sistematização de trabalho com o uso das histórias em quadrinhos, especificamente, aplicando o software livre HagáQuê. O objetivo é utilizar os quadrinhos para desenvolver trabalhos em parceria com as disciplinas que compõe o currículo. Ao final da oficina os professores desenvolverão um planejamento para trabalhar com seus alunos.

segunda-feira, setembro 16, 2013

Blogando com a galerinha do Salomé

A convite da Professora Facilitadora Cristina, o NTE Marabá iniciou um trabalho com o uso dos blogs educativos na Escola Salomé Carvalho na ultima quinta e sexta-feira. Os alunos das 7ª e 8ª series conheceram as lições iniciais para criar e alimentar um blog educativo, mas devido a um problema com a internet, não foi possível criar todos os blogs.
Durante essa semana os grandes blogueiros da "tecnologia avançada" como ficaram conhecidos vão entrar para o mundo da blogosfera, após criarem os seus blogs com a Professora Cristina.
Veja abaixo a noticia publicada no mural do Facebook da Escola:
Os efeitos do computador na educação crescem exponencialmente quando seu uso ultrapassa as fronteiras da escola, os discentes têm a oportunidade de vivenciar novos horizontes, nesta proposta, realizamos na escola Salomé Carvalho, uma formação de blog, em parceria com Elvis França, do Núcleo de tecnologia educacional (NTE) de Marabá, possibilitando os mesmos conhecerem novas ferramentas úteis ao seu dia a dia ou mesmo na sua prática escolar. Claro que estamos visando projetos futuros como por exemplo o concurso de blog, desenvolvido pela equipe do Nte Marabá. Agradecemos ao Elvis pela dedicação e competência em seu trabalho aqui desenvolvido.

quarta-feira, setembro 11, 2013

Oficina de Geometria Construtiva com Geogebra

Em toda a história da humanidade, o estudo da geometria tem um papel significativo na construção do conhecimento matemático, por se tratar de uma área considerada fundamental no desenvolvimento da arte, arquitetura e engenharia, partindo de construções elementares como: ponto, reta e plano. 
O NTE Marabá, objetivando oferecer aos alunos dos 9º anos da escola Rio Tocantins maior interação entre as tecnologias educativas e os conteúdos de geometria estudados em sala de aula, realizou nos dias 05, 06, 09 e 10 de setembro, a primeira oficina de Geometria Construtiva. 
As atividades foram assistidas utilizando o software GEOGEBRA, ferramenta educacional bastante útil na construção dos elementos da geometria plana. Entre os muitos recursos que podem ser explorados no GEOGEBRA, temos a possibilidade de construir de maneira bastante intuitiva, elementos fundamentais do desenho geométrico como: pontos, retas, semirretas, círculos, polígonos, entre outros. Além de poder calcular áreas e perímetros de uma infinidade de figuras planas, basta usar a criatividade e principalmente planejar as atividades corretamente.
Vale ressaltar que é importante associar a ferramenta tecnológica ao uso dos objetos básicos do desenho (régua, esquadro, compasso e transferidor), uma vez que nem sempre os alunos possuem acesso ao computador e como se sabe, é fazendo que se aprende. 
Confira abaixo algumas imagens da oficina:


Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons