quinta-feira, fevereiro 24, 2011

Início dos Cursos do PROINFO

Atenção gestores e professores que se inscreveram nos cursos do PROINFO, os encontros presenciais acontecerão nas seguintes datas e locais:

Curso Elaboração de Projetos - 40h
- Dia 15/03/11
- Local NTE/ CAIC - Manhã e Tarde

Curso Tecnologias Ensinando e Aprendendo com as TIC - 100h
- Dia 17/03/11/ Professora Robenilde Lima
Local ESCOLA GERALDO VELOSO - Turma BASÍLIO MIGUEL  8h às 12h
Local ESCOLA GERALDO VELOSO - Turma PAULO FREIRE  14h às 18h



- Dia 17/03/11- Professora  Léa Rodrigues
- Local NTE/ CAIC - Manhã e Tarde

- Dia 18/03/11-Professora Elizânia Assunção
- Local NTE/ CAIC - Manhã e Tarde

Confirme sua turma através do email: ntemaraba@gmail.com ou pelo telefone 3322-1029.

quarta-feira, fevereiro 23, 2011

Portal Domínio Público publica as coleções "Educadores" e "História da África"

22/02/2011
Do Ministério da Educação

Estão disponíveis no portal Domínio Público do Ministério da Educação a Coleção Educadores, com 62 títulos, e a Coleção História Geral da África, com oito volumes. Concluídas em novembro de 2010, as obras são dirigidas aos professores da educação básica e às instituições de educação superior que atuam na formação de docentes, mas o acesso é livre no portal.

Paulo Freire, Anísio Teixeira, Jean Piaget e Antônio Gramsci, dentre outros, fazem parte da Coleção Educadores, que começou a ser distribuída este mês pelo MEC às escolas da educação básica do país. Integram a coleção 31 autores brasileiros, 30 pensadores estrangeiros e um livro com os manifestos Pioneiros da Educação Nova, escrito em 1932, e dos Educadores, de 1959.

Na coleção, professores e estudantes de pedagogia e de cursos de licenciatura encontram um ensaio sobre cada autor, a trajetória da produção intelectual na área, uma seleção de textos, que corresponde a 30% do livro, e cronologia. A última parte traz a bibliografia do autor e das obras sobre ele. Cada livro tem, em média, 150 páginas. Preparada pelo MEC desde 2006, a coleção integra as iniciativas do governo federal de qualificar a formação inicial e continuada de professores da educação básica pública.

África
A coleção História Geral da África tem cerca de dez mil páginas, distribuídas nos oito volumes. Criada por iniciativa da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), aborda desde a pré-história do continente africano até os anos 1980. Cerca de 350 pesquisadores, a maioria deles africanos, trabalhou durante 30 anos no levantamento de dados e na produção da obra.

Em 1980, a Unesco lançou a coleção em língua francesa, depois traduzida para o inglês e o árabe. Agora, o MEC oferece a versão para uso no Brasil e nas nações que integram a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Oito mil exemplares (conjuntos) impressos da coleção serão distribuídos pelo MEC nas bibliotecas públicas do país, universidades, conselhos de educação e ministérios públicos estaduais. Além de objeto de leitura e estudo, o conteúdo dará sustentação à produção de material didático para as escolas da educação básica. Integra, ainda, uma série de iniciativas do MEC para enriquecer a formação de professores e o currículo dos estudantes, conforme prevê a Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que trata das diretrizes curriculares nacionais para a educação etnorracial nas redes públicas de ensino.

Confira as coleções e faça o download das obras no Portal Domínio Público.

Fonte: Revista ARede Online
http://www.arede.inf.br/inclusao/component/content/article/106-acontece/3884

terça-feira, fevereiro 22, 2011

II Encontro de Blogs do Pará



E vai rolar a segunda edição do Encontro de Blogs do Pará. No dia 26 de Fevereiro na cidade de Belém do Pará. Com o tema "As Redes Sociais e o Governo".

Fonte: Blog Cultura em Movimento!!!
http://www.jairongomes.blogspot.com/

sexta-feira, fevereiro 11, 2011

Primeiro mestrado a distância foca professor da rede pública

O exame nacional de acesso ao programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) selecionará candidatos para 1152 vagas. A prova consiste de 35 questões de múltipla escolha e três discursivas e está marcada para dia 19 de fevereiro, das 13 às 17 horas. O mestrado profissional é oferecido prioritariamente para professores das redes públicas de educação básica da área de matemática.

O Profmat é o primeiro mestrado profissional a distância dentro do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e será realizado por uma rede de 54 instituições de ensino superior em todas as regiões do país. O programa será coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que fornecerá uma bolsa de estudos aos mestrandos.

O curso é composto de períodos semipresenciais, nos quais as disciplinas têm duração de 12 semanas. As atividades presenciais de cada disciplina semipresencial ocorrem todas as semanas, em todos os polos de atendimento designados pelas instituições associadas. Tais atividades têm duração de três horas por semana, na sexta-feira, sábado ou domingo.

As atividades a distância podem ser realizadas pelo discente nos polos de atendimento ou na sua própria residência, com o apoio das instituições e de material didático elaborado e distribuído gratuitamente, e são fundamentais para o bom desempenho do discente na disciplina. A duração estimada é de quatro a seis horas por semana para cada disciplina.

Em janeiro e fevereiro as atividades serão ministradas apenas em regime presencial, nos polos das instituições associadas participantes do Profmat. O calendário será definido pelas instituições associadas, para adaptação ao período de férias escolares em sua região. Devem durar quatro semanas e para cada disciplina haverá uma aula por dia, em todos os dias úteis, com três horas de duração.

O mestrado profissional enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas para uma qualificação profissional de alto nível, mas garante as mesmas prerrogativas do mestrado acadêmico. Pretende promover a formação continuada de professores das redes públicas de educação, no nível de pós-graduação, com uso de tecnologias de educação a distância, e está em consonância com o Plano Nacional de Educação para o decênio 2011-2020.

Acesse outras informações sobre o Profmat na página da Sociedade Brasileira de Matemática.

Conheça as instituições associadas ao Profmat.

FONTE: Assessoria de Comunicação Social/Ministério da Educação e Cultura
Imagem: Google

quinta-feira, fevereiro 10, 2011

Comunicado aos cursistas do Mídias na Educação

Atenção cursistas, repassamos a seguir comunicado da CTAE a respeito da lista dos selecionados à especialização em Mídias na Educação.


GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SECRETARIA ADJUNTA DE ENSINO
DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PARA DIVERSIDADE, INCLUSÃO E CIDADANIA
COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇÃO



PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

A Secretaria Executiva de Educação – SEDUC, através da Coordenação de Tecnologia Aplicada a Educação – CTAE, vinculada à Diretoria de Educação para Diversidade, Inclusão e Cidadania – DEDIC da Secretaria Adjunta de Ensino – SAEN, torna público que por conta da necessidade de reformulação do projeto do Curso de Especialização em Mídias da Educação, proposto pelo Conselho Superior de Ensino e Pesquisa da Universidade Federal do Pará – UFPA, fica adiada a publicação do resultado da seleção para tal especialização e, consequentemente, o seu início.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons