quarta-feira, setembro 03, 2008

Educação e Tecnologias

"Ao dizermos que a integração do computador aos programas de ensino é algo que tem forte componente cultural estamos retomando a idéia de que os professores atualmente em exercício, que tem a missão de preparar o terreno para esta " nova tecnologia", foram formados em uma cultura precedente, distanciados do manuseio da informática na vida cotidiana ou como recurso pedagógico, tecnologia essa que se quer existia nos modelos que hoje conhecemos. Conseqüentemente, é bastante comum que professores estabeleçam , implícita ou explicitamente, relações conflituosas com a Informática, manifestando fobia de toda sorte, preconceito, receios, insegurança, limitação de visão, etc " ..."Vamos fazer uma análise de sua própria pratica de formador de crianças, jovens e adultos, de seus receios e dificuldade em lidar com essa tecnologia nova em nosso cotidiano escolar. E não deixe de observar o que passa em sua volta, com seus colegas e na escola de seus filhos." ( Lacerda, 2001, p.39-40)

15 comentários:

Anônimo disse...

É uma tarefa imensa para nós, educadores, superar o citado abismo de gerações no que se refere à educação. Nascemos e fomos educados em ambientes desprovidos de computadores, e nos deparamos com uma realidade inversa em nossa prática pedagógica diária: a presença cada vez maior da tecnologia no ambiente escolar. Cabe a nós a nobre tarefa de dar um significado positivo a esse "boom" tecnológico, que tende a aumentar cada vez mais.

Anônimo disse...

estão corretas as colocações do texto.

Anônimo disse...

eu gostei do texto e acho que esta correto as colocações.

Anônimo disse...

beldade disse;muito maneiro a questão educação tecnológica

Anônimo disse...

É DE SUMA IMPORTÂNCIA O SISTEMA DE INFORMAÇÃO (EDUCAÇÃO DIGITAL) NAS ESCOLAS, PRINCIPALMENTE QUANDO HÁ PRECARIEDADE DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS E ESSA FERRAMENTA ACRESCENTA A VIDA ACADÊMICA.SEMPRE PROCUREI ME INTEIRAR DE TAL RECURSO E AGORA QUE NOSSA ESCOLA IMPLEMENTOU TAL SISTEMA E APÓS CURSO DE QUALIFICAÇÃO, JÁ ME SINTO EM CONDIÇÕES DE CAMINHAR E INTERAGIR COM MEUS ALUNOS NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA BUSCANDO CONHECIMENTO E INCREMENTANDO NOSSAS AULAS DE FÍSICA.
PROF. EBENÉZER

Anônimo disse...

Tudo isso por termos medo do desconhecido.

Anônimo disse...

Somos educadores buscando mais conhecimentos, e o curso Introdução à Educação Digital nos tem dado oportunidade de incluir em nosso dia-dia a internet, que para muitos é "Um bicho de sete cabeças. Abraços dos professores do Irmã Theodora-Lucas e Linéia

Anônimo disse...

Esse negócio de tecnologia na educação ainda é utópico,ainda acho um discurso demagogo, pois a realidade dos nossos alunos ta longe da realidade.Quantos alunos de uma sala de aula com 40 tem um computador? nem os professores tem um com essa merreca de salário que é pago na educação...

Anônimo disse...

Prof.Ivonete.
Caro colega,considero seu texto válido,mas não concordo com suas colocações.Porque não podemos ficar distante das nova tecnologias enquanto educador

Anônimo disse...

A inclusão das escolas na educação digital ou seja na informática vem contribuir para um avanço muito grande da aprendizagem dos alunos e professores, pois a comunidade escolar poderá interagir de forma mais rápida com milhões de culturas diferentes.
Prof. Do carmo

Anônimo disse...

O texto tem coerência,pois no que se refere a educação digital é muito relevante aq presença cada vez mais dessa nova tecnologia na ptática pedagógica no ambiente escolar.

Anônimo disse...

estou um pouco por fora dessa tecnologia, preciso entender melhor

Anônimo disse...

Tem sentido a idéia do texto, uma vez que, o curso de formação de professores é algo distante da nossa prática pedagógica.

Rô e Tony

Anônimo disse...

Oi!
esse curso é mesmo muito bom..
to fazendo ele hoje,penultimo dia,e posso dizer que já aprendi muito..agora tenho meu gmail, e também meu blog...tomara que esse curso tenha uma estenção à todas as escolas e que cada professor aproveite muito!visitem meu blog também!

Anônimo disse...

Fábio e Adria disse...

A inclusão digital ainda não faz parte da realidade de muitas pessoas. Esperamos que esse quadro mude!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons