Durante a oficina de HagáQuê, na última quarta-feira, dia 26 de Maio, prometi aos facilitadores das Salas de Informática que faria uma postagem ensinando a remover Vírus do PEN-DRVE no Linux Educacional. Pois bem, cumprindo a promessa, segue a dica!!
No Linux Educacional ou em qualquer outro Linux, os vírus existentes em Pen-drive são bem fáceis de remover. Quando você plugar o Pen-drive e abrir a janela que mostra os arquivos, dá para observar que há alguns arquivos e pastas que não tem nada haver com seus documentos que estão armazenados no Pen-drive como, por exemplo, 6PHX.COM, CMD.COM, POWER POINT.EXE, RECYCLER, RECLYCER32..., etc, que com certeza são vírus. Basta selecionar esses arquivos estranhos, e clicar SHIFT+DELETE para removê-los.
No entanto, o famosoworm Ise32.exe, mais conhecido como RECYCLER ou sua variação o RECYCLER32, que dá dor de cabeça para muitas pessoas pelo fato dele sempre se “regenerar”, mesmo quando é deletado, e que nem mesmo a maioria dos anti-vírus conseguem remover, requer um pouquinho mais de trabalho.
Nas propriedades da pasta RECYCLER, entre na aba PERMISSÕES e em PERMISSÕES DE ACESSO mude todos para “Pode ver e Modificar o conteúdo”, marque a última opção da janela “Aplicar mudanças” e dê OK. Depois é só apertar SHIFT+DELETE para removê-lo.
Mas se nessa tentativa você não conseguir a permissão para que sejam alteradas as permissões de acesso, como acontece nos vírus AUTORUN.INI e CMD.EXE, a saída é removê-los direito do terminal usando a senha de ROOT.
1º - Como ROOT, acesse o Pen-Driver pelo terminal que está em /media; comando (cd media)> cd media > cd KINGSTON (Pen-Drive KINGSTON é um exemplo).
2º - digite o comando: rm -rf recycler, depois repita com o RECYCLER32, se estiver infectado.
Quarta-feira, 26 de Maio de 2010 – das 8h às 12h, a multiplicadora do NTE/ MARABÁ, Solange do Vale, com a colaboração dos professores Antonio de Paula (facilitador da SI da escola Martinho mota ) e Raika Barreto (facilitadora da SI da escola Inácio Moita ) ministraram uma oficina de HQ para professoresdas salas de informática das escolas municipais de Marabá. O objetivo desta oficina foi principalmente oferecera estes profissionais o conhecimento inicial sobre o software livre HAGÁQUÊ - distribuído gratuitamente no site http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/ - elaborado por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas.E posteriormente ser repassada aos demais professores da escola a fim de inseri-lo em suas disciplinas. Depois de uma “roda de conversa” sobre esse gênero textual para compartilhar experiências de uso das HQs em sala de aula, conhecer um pouco da história das HQs, o grupo, organizado em duplas, passou a manipular o programa, e algumas histórias desta oficina já ganharam forma... e fama!!!
Valeu moçada! Vamos continuar criando e recriando histórias...
O Núcleo de Tecnologia Educacional/Marabá subordinado á CTAE - Coordenação de Tecnologia Aplicada á Educação - responsável direta pela coordenação do proinfo Integrado - Programa de Tecnologia Educacional - vem por meio deste informar que acontecerá dia 07 de junho a aula inaugural com todos os alunos no Auditório Eduardo Bezerra da Secretaria Municipal de Saúde, de 8h ás 12h.Estendemos o convite á direção da escola ou representante, aos pais/responsáveis dos alunos.Na ocasião os cursistas serão informados sobre a turma, o dia e o local em que irá ocorrer o encontro presencial com seu tutor.
Nos dias seguintes - 08, 09; 10 e 11 de junho(cada turma em apenas um dia, totalizando carga horária de 8h) acontecerão os encontros presenciais do tutor com suas turmas para inscrição no ambiente e- proinfo, orientações iniciais sobre a plataforma e apresentação do conteúdo deste curso que será ofertado na modadlidade á Distância, em parceria com a UFG que objetiva complementar a formação básica e a qualificação dos alunos na área de Tecnologia Digita, promovendo oportunidade de expansão e troca de informação entre os diversos atores participantes.Em Marabá foram inscritos 316 alunos dentre 18 escolas da rede Municipal e Estadual.
Formação de tutores Curso qualificação em tecnologia digital aluno Integrado Marabá , Tucuruí e Redenção
O curso Qualificação em Tecnologia Digital, é uma ação do Proinfo /Ministério da Educação, sendo uma proposta da Secretaria de Educação a Distância – SEED e Secretaria de Educação Básica SEB,desenvolvida em parceira com a Universidade Federal de Goiás, por meio do Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais – LabTime garantindo a multiplicação do conhecimento.
Como parte do Programa Aluno Integrado,o curso visa à melhoria da qualidade do aprendizado e promoção do desenvolvimento humano por meio das tecnologias da informação e comunicação – TIC, tornando o educando apto a auxiliar outros alunos, professores, gestores ecomunidade no desenvolvimento de projetos que envolvam o uso das tecnologias.