sexta-feira, maio 28, 2010

Como remover Vírus de Pen-drive no Linux Educacional


Durante a oficina de HagáQuê, na última quarta-feira, dia 26 de Maio, prometi aos facilitadores das Salas de Informática que faria uma postagem ensinando a remover Vírus do PEN-DRVE no Linux Educacional. Pois bem, cumprindo a promessa, segue a dica!!
No Linux Educacional ou em qualquer outro Linux, os vírus existentes em Pen-drive são bem fáceis de remover. Quando você plugar o Pen-drive e abrir a janela que mostra os arquivos, dá para observar que há alguns arquivos e pastas que não tem nada haver com seus documentos que estão armazenados no Pen-drive como, por exemplo, 6PHX.COM, CMD.COM, POWER POINT.EXE, RECYCLER, RECLYCER32..., etc, que com certeza são vírus. Basta selecionar esses arquivos estranhos, e clicar SHIFT+DELETE para removê-los.
No entanto, o famoso worm Ise32.exe, mais conhecido como RECYCLER ou sua variação o RECYCLER32, que dá dor de cabeça para muitas pessoas pelo fato dele sempre se “regenerar”, mesmo quando é deletado, e que nem mesmo a maioria dos anti-vírus conseguem remover, requer um pouquinho mais de trabalho.
Nas propriedades da pasta RECYCLER, entre na aba PERMISSÕES e em PERMISSÕES DE ACESSO mude todos para “Pode ver e Modificar o conteúdo”, marque a última opção da janela “Aplicar mudanças” e dê OK. Depois é só apertar SHIFT+DELETE para removê-lo.
Mas se nessa tentativa você não conseguir a permissão para que sejam alteradas as permissões de acesso, como acontece nos vírus AUTORUN.INI e CMD.EXE, a saída é removê-los direito do terminal usando a senha de ROOT.
- Como ROOT, acesse o Pen-Driver pelo terminal que está em /media; comando (cd media)> cd media > cd KINGSTON (Pen-Drive KINGSTON é um exemplo).

- digite o comando: rm -rf recycler, depois repita com o RECYCLER32, se estiver infectado.

Todos serão removidos!!!

Espero ter ajudado!!

Solange do Vale Ricarte da Silva
NTE – Marabá.

1 comentários:

Elvis disse...

Nossa, Solange surpreendendo a todos em. Que legal essa atitude de postar conteúdos relacionados a tecnologia e que todos necessitam, espero que continue assim. Vamos lá Linux na Cabeça!!!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons