sexta-feira, maio 11, 2012

Um encontro dos Professores com as Tecnologias digitais que chegam a Escola


Nesta quinta dia 10 de maio o Nte Marabá encerrou a primeira fase da formação para professores do Ensino Médio "Uso das tecnologias na prática pedagógica", com atendimento dos professores do Núcleo Cidade Nova, depois de ter acontecido com os Núcleo Velha Marabá e Nova Marabá.
Essa formação foi pensada a partir de um diagnóstico feito na rede estadual, o qual demonstra que a maioria não utiliza os equipamentos das TICs porque tem dificuldade ou desconhecimento no seu manuseio, o que se apresenta como necessária uma formação com essa finalidade. Nos encontros os professores presentes disseram que a questão também é que  os equipamentos disponíveis na Escola não atendem as necessidades de todos que precisam utilizar. A quantidade é insuficiente para a demanda das escolas, o que demonstra a necessidade de definir formas de utilização para toda equipe que pode ser por agendamento, coordenado pela gestão ou coordenação da escola.
A equipe do NTE traz como objetivos do encontro aproximar dos professores os equipamentos mais presentes no ambiente escolar, para elevar a qualidade da aprendizagem.
O Texto “Os desafios da linguagem do século XXI para a Aprendizagem na escola” de Pedro Demo  coloca que crianças desde muito pequena já manuseiam a tecnologia digital. o que remete a necessidade da reflexão acerca da postura do professor face ao que o aluno traz de aprendizagem de suas experiências de vida, guiado por esse princípio pode-se afirmar  que essa escuta da fala do estudante é importante porque expressa o conhecimento que precisa ser ampliado ou sistematizado no ambiente escolar, especialmente os que se encontram no campo das tecnologias digitais, que é nossa preocupação nesse momento. Se a escola se  apropriar desse conhecimento do mundo que o aluno está inserido e valorizá-lo em benefício da aprendizagem de todos, podemos ter alunos mais envolvidos com o saber escolar, questão crucial para todos os educadores.
Surge a questão: por que os alunos sabem até mais que o professor como diz o texto de  Demo (...) Algumas  crianças têm acesso à tecnologia e se desenvolvem de uma maneira diferente – gostam menos ainda da escola porque acham que aprendem melhor na INTERNET. Algumas respostas são pertinentes, pois até ouvimos em encontro da SBIE no ano de 2011, como a de que o aluno: tem mais tempo, é curioso, é nativo digital e não tem medo de manusear o equipamento. Diferente de algumas situações  que se apresenta ao professor que não é da mesma geração, sendo colocado, como todos os demais adultos, na condição de imigrante digital, mesmo assim, não pode deixar de trabalhar essas possibilidades que os recursos tecnológicos nos oferecem, para melhorar a prática de cada um. A formação apresenta-se como um caminho para essa conquista.
Na avaliação da equipe do NTE a formação teve boa aceitação pelos professores que sugeriram outros encontros com maior tempo de duração e com conteúdos específicos por disciplina.

Veja as fotos do encontro do Polo Cidade Nova:

  

1 comentários:

Anônimo disse...

Semana passada aconteceu um assalto ao banco do Brasil de Santa Helena Ma onde na fuga, os bandidos deixaram para trás uma HILUX PRATA DE PLACA NTB 9935 DE MARABÁ PA. Esse veiculo pode ter sido roubado e ele está na porta da delegacia de SANTA HELENA MA. Numero da policia da Santa Helena é 04198 81149456. Avise ao proprietário.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons