quinta-feira, setembro 20, 2012

Mídias Sociais e a vida escolar

Na semana passada, ao realizar uma oficina de Blogs com os alunos da Escola Rio Tocantins observei o quanto os alunos não deixam de estar conectados. Todos os participantes da oficina tinham celulares e a maioria acessavam internet com eles.
Os alunos altamente conectados ficam o dia todo mandando SMS, twitando, postando fotos e compartilhando no Facebook. Uma das alunas, por exemplo, criou um blog que tinha como assunto secundário o rock nacional, ela comentavam sobre várias bandas e resolveu fazer a biografia de uma uma delas, mas além de pesquisar o histórico da banda no Google ela conversava direto com os integrantes da banda através do Twitter.
Além disso, basta dar uma volta na escola e percebe-se que no pátio, na quadra e claro nas salas de aula os alunos estão com seus celulares, ouvindo músicas, comentando, compartilhando, curtindo. Dai vem a pergunta: Como essas mídias sociais estão influenciando a vida dos alunos e o seu comportamento na salas de aula? Será que não estamos ficando conectados demais e estamos nos desconectando da vida real?
Para discutimos esse assunto vejamos o vídeo abaixo que demonstra com essas mídias sociais acabam virando um ruido nas nossas vidas.




E você professor, como você lidado com essa situação? Como a tecnologia tem influenciado na sua sala de aula? E como será daqui para frente?
Para imaginarmos pelo menos como será o nosso futuro nas salas de aula confira o blog do Prof. Valente que trata sobre o futuro do professor com a utilização de um novo produto do Google. Confira aqui e logo após faça seu comentário, compartilhe conosco a sua opinião.

1 comentários:

Museu Goeldi disse...

Olá! Você que é estudante ou professor do ensino fundamental e médio, participe do Prêmio Márcio Ayres para Jovens Naturalistas! Inscreva seu trabalho científico e ganhe notebooks, câmeras e vários outros prêmios! O concurso, promovido pelo Museu Paraense Emílio Goeldi e pela Conservação Internacional do Brasil, vai premiar os melhores trabalhos científicos feitos nas categorias Ensino Fundamental e Ensino Médio, com o tema “biodiversidade amazônica”. Mais informações em marte.museu-goeldi.br/marcioayres e premio@museu-goeldi.br. Assista também a websérie Naturalistas do Século XXI e conheça alguns dos vencedores das edições anteriores do PJMA em www.youtube.com/museugoeldi Chame seu professor, mobilize sua escola e todos serão premiados nesse grande encontro com a biodiversidade amazônica!
Escola, divulgue no seu blog e convoque seus alunos!
Atenciosamente,
Equipe do Museu Paraense Emílio Goeldi.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons