quarta-feira, setembro 11, 2013

Oficina de Geometria Construtiva com Geogebra

Em toda a história da humanidade, o estudo da geometria tem um papel significativo na construção do conhecimento matemático, por se tratar de uma área considerada fundamental no desenvolvimento da arte, arquitetura e engenharia, partindo de construções elementares como: ponto, reta e plano. 
O NTE Marabá, objetivando oferecer aos alunos dos 9º anos da escola Rio Tocantins maior interação entre as tecnologias educativas e os conteúdos de geometria estudados em sala de aula, realizou nos dias 05, 06, 09 e 10 de setembro, a primeira oficina de Geometria Construtiva. 
As atividades foram assistidas utilizando o software GEOGEBRA, ferramenta educacional bastante útil na construção dos elementos da geometria plana. Entre os muitos recursos que podem ser explorados no GEOGEBRA, temos a possibilidade de construir de maneira bastante intuitiva, elementos fundamentais do desenho geométrico como: pontos, retas, semirretas, círculos, polígonos, entre outros. Além de poder calcular áreas e perímetros de uma infinidade de figuras planas, basta usar a criatividade e principalmente planejar as atividades corretamente.
Vale ressaltar que é importante associar a ferramenta tecnológica ao uso dos objetos básicos do desenho (régua, esquadro, compasso e transferidor), uma vez que nem sempre os alunos possuem acesso ao computador e como se sabe, é fazendo que se aprende. 
Confira abaixo algumas imagens da oficina:


0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons