segunda-feira, dezembro 05, 2011

O Mundo imagético

Um trabalho interessante – Um olhar sobre a fotografia para desvendar o que ela revela de seu contexto histórico. Essa foi uma das temáticas do projeto: Histórias e Memórias da Educação no Pará coordenado pela professora Msc. Letícia Souto Pantoja, que fez parte do I Colóquio da História da Educação do Pará, ocorrido nos dias 29 e 30/11/2011 na UFPA, a idéia foi cativante a visitação da exposição e instigante à reflexão. A imagem revela pessoas, personagens, sujeitos históricos de um tempo, de uma época, expressa valores de um grupo ou da sociedade representada com determinados traços culturais. A fotografia guarda em si um texto que precisa ser escrito por outra linguagem (Letícia Pantoja).

A autora em foco coloca que,
“A fotografia não constitui um discurso isento, isolado e tão pouco neutro; ela dialoga com seu tempo, com as demandas de seu produtor e os valores que ele partilha com certo grupo social. É com fulcro nesses aspectos que são selecionados os temas, ângulos, sujeitos e cenários que devem ser fotografados. Tem-se assim que a fotografia é um documento que como outros, carrega em si mesma uma carga significativa de intencionalidades”.

Tendo por base esse valor encontrado na fotografia que traz em si um conteúdo rico de aprendizado podemos pensar em como conservar e valorizar os nossos acervos pessoais e escolares. Olhando esses acervos é possível encontrar aspectos de um passado ainda não revelado no presente. Vamos tentar?

Se você tiver alguma fotografia que demonstre o um fato histórico da sua escola, sua cidade envie para nós para apresentarmos a evolução dessa tecnologia tão surpreendente, que é a Fotografia.


Fonte imagem: http://artepapaxibe.files.wordpress.com/2011/06/teatro-da-paz.jpg?w=645

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons