quinta-feira, dezembro 24, 2009

Boas Festas...

Mas um ano se finda e o NTE Marabá fica com a sensação de dever cumprido.

Muitos projetos realizados, parcerias e ações de sucesso.
Dentre esses podemos destacar os Cursos de 40 e 100hs, Concurso de Blogs, Alunos Argonautas, para saber mais sobre essas ações baixe o relatório de Ações 2009 e veja o slide abaixo que detalha todas essas ações. Baixe também o Plano de Ações 2010 e veja o que o NTE está planejando para o próximo ano.


Relatório de Ações 2009

Plano de Ações 2010

.

Mas todas essas ações não seriam possíveis sem ajuda de várias pessoas, por isso deixamos nossos agradecimentos a:

  • Toda a equipe do NTE Marabá, que muito colabora para que esse Núcleo se desenvolva;
  • Equipe da CTAE, que nos ajudou a realizar várias das ações;
  • Ao Prof. Luiz Cavalcante, que incansavelmente colabora para o desenvolvimento da educação paraense;
  • Aos outros NTE's, que sempre buscam levar a tecnologia como forma de melhorar a educação;
  • Secretaria Municipal de Educação de Marabá e dos outros municípios;
  • Aos Facilitadores, que fazem o interfaceamento entre o NTE e a escola;
  • Aos Professores, diretores e alunos, que são os principais envolvidos no trabalho do NTE;
  • Aos Colaboradores da Escola Rio Tocantins;
  • A imprensa, que sempre tem divulgado o trabalho realizado pelo NTE e pelas Escolas;
  • E a todos as outras pessoas, organizações e entidades que buscam desenvolver uma educação de qualidade nesse País.
Dessa Forma, desejamos a todos um excelente Natal, como expresso no cartão abaixo (que inclusive foi elaborado com ajuda de todas as pessoas que participaram do II Seminário de socialização realizado na semana passada). E aguarde, pois no ano que vem teremos muito mais.



Equipe NTE Marabá

quarta-feira, dezembro 23, 2009

Seminário é destaque na mídia local

O II Seminário Uso das Tic na Educação: Produção de Saberes nas Práticas Formativas foi destaque também na mídia televisiva. O Jornal SBT Marabá acompanhou o evento e divulgou o que aconteceu durante o evento. Veja o vídeo abaixo.


segunda-feira, dezembro 21, 2009

Seminário Uso das Tic na Educação: Produção de Saberes nas Práticas Formativas

O II Seminário ''Uso das TICs na Educação: Produção de Saberes nas Práticas Formativas”, foi o maior sucesso, foram socializadas as ações desenvolvidas pelo NTE Marabá durante o ano de 2009, além da apresentação de projetos com apoio das tecnologias realizados pelas escolas públicas de Marabá.

Nesta mesma oportunidade, foram certificados os cursistas de 11 escolas instruídos na formação de 40H “Introdução à Educação Digital”; professores e alunos participantes das oficinas de Blog e alunos Argonautas e por fim, os concluintes da 2ª etapa da formação continuada do Proinfo Integrado: curso de 100H “ Tecnologia em educação - Ensinando e Aprendendo com as TIC'S”.

Faça o download dos arquivos apresentados abaixo:


terça-feira, dezembro 15, 2009

Plataforma Freire

Atenção Professores(as) da Rede Pública de Ensino


Desde o dia 01 de Dezembro estão disponibilizadas na Plataforma Freire as possibilidades de ações de formação continuada, tanto no que se refere a cursos de atualização (Proinfo Integrado I – Introdução a Educação digital – 40h; Proinfo Integradfo II – Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC’s – 100h; Elaboração de projetos 40h) quanto a cursos de especialização.

Somente os professores(as) inscritos na Plataforma Freire poderão participar dos cursos ofertados em 2010 pelos Núcleos de Tecnologias Educacionais.

Fiquem atentos as inscrições terminam em 15 de janeiro de 2010!



Clique na imagem para acessar.




Fonte: Equipe Plataforma Freire.

PARABÉNS A PROFª SHEILA LUIZA

Depois de ter conseguido o 1º lugar na categoria professor do Concurso de Blogs do NTE Marabá, a Profª Sheila Luiza da Escola Jonathas Pontes Athias com o blog Projetos Educacionais, conquistou o 2º lugar no Concurso Estadual de Blogs na mesma categoria.
Como premiação a professora vai receber um computador.

Valeu Sheila o esforço, quem acredita chega lá!

Saiba mais sobre a premiação do concurso no Blog do CTAE e veja a noticia no portal da Seduc

Equipe do NTE-Marabá

sexta-feira, dezembro 11, 2009

Uso das TIC's na Educação: produção de saberes nas práticas formativas

segunda-feira, dezembro 07, 2009

Premiação Concurso Educablogs 2009

Atenção escolas, professores e alunos está chegando o grande dia onde iremos descobrir os nomes dos melhores blogs educacionais do estado. Por isso, convidamos a todos para participar da Cerimonia de premiação do Concurso Educablogs 2009 - Melhores Blogs de Escolas e de Professores da rede estadual de ensino, que ocorrerá no dia 14 de dezembro de 2009 no Auditório do Museu Emílio Goeldi, em Belém do Pará no horário de 08 às 12h.
Mas para que já sinta o gostinho visite e comente os blogs participantes listados abaixo, principalmente as vencedoras do I Concurso de Blogs do NTE Marabá.


    Categorias Escolas:

Escola Estadual Acy Barros

Escola Estadual Bolivar Bordallo Silva

Escola Estadual Conceição Gomes

Escola Estadual do Outeiro

Escola Estadual Edmundo Queiroz

Escola Estadual Helena Guilhon

Escola Estadual Jonahthas P. Athias

Escola Estadual Madre Imaculada

Escola Estadual Magalhaes Barata

Escola Estadual Mario Queiroz do Rosário

Escola Estadual Mª das Merces de O. Conôr

Escola Estadual Olinda Vera Alves

Escola Estadual Otávio Meira

Escola Estadual Papa Paulo VI

Escola Estadual Paulo Freire

Escola Estadual Pedro Alvares Cabral

Escola Estadual Rio Caete

Escola Estadual Rui Barbosa

Escola Estadual Santa Bárbara

Escola Estadual Simao Jacinto

Escola Estadual Terezinha de Jesus Rodrigues


Categoria Professor

Prof. Eric Siqueira

Prof. Francisco Lealci

Prof. Gilvander Queiroz

Prof. Jailson Santana

Prof. Luciano Borges

Prof. Marlice Alves

Prof. Mauro Torres

Prof. Rafael Herdy

Profa. Alaís

Profa. Ana Cecília

Profa. Daniela Torres

Profa. Eliana Costa

Profa. Eliene Araújo

Profa. Elisvania Braz

Profa. Mary Sonia

Profa. Mª Marlene Vieira

Profa. Sheila Luiza

Profa. Silene Faro

Profa. Socorro Cunha


Parabéns a Turma de Midias na Educação que concluiu o primeiro ciclo - Módulo Básico Geral

Aconteceu dia 04 de Dezembro de 2009 no auditório da UEPA o encontro presencial do Curso Mídias na Educação para o encerramento do ciclo Básico Geral e o inicio do ciclo Intermediário.
Estiveram presentes no evento o palestrante da UFPA professor Luiz Cezar que fez uma bela esplanação sobre Marketing na Educação – enfatizando “idéia”, e o professor Marcelo Carvalho coordenador do NTE Belém, representando a coordenação do proinfo e do curso de Midias na Educação.
O professor Marcelo Carvalho apresentou o módulo Intermediário na plataforma e abriu a plenária para os cursistas se manifestarem. Estes falaram das dificuldades do ensino à distância, mas principalmente ressaltaram a importância do curso para seu crescimento profissional, pois o contato com recursos tecnológicos tem possibilitado conhecer novas metodologias e consequentemente melhorado sua prática pedagógica.
Concluiram nesse primeiro ciclo sessenta e seis cursistas das três turmas. Para o ciclo intermediário formaram-se duas turmas que serão assistidas pelas tutoras Maria Luciléa Coordenadora do NTE – Marabá e a professora Eliete Costa.


segunda-feira, novembro 30, 2009

DITEC/SEDUC lança Portal Escolar



A SEDUC através de sua Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação e em parceria com a Empresa Paraense de Processamento de Dados PRODEPA acaba de lançar o Portal Escolar, um ambiente de Educação à Distância baseado no Software Livre Moodle. Veja o texto de apresentação do Portal.

O Portal Escolar é um espaço disponível na internet, coordenado e mantido pela Secretaria de Estado de Educação do Pará - SEDUC, através de sua Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - DITEC, com o apoio da Empresa Paraense de Processamento de Dados - PRODEPA, que poderá ser utilizado por educadores e educandos da rede estadual de ensino e comunidade em geral.
O ambiente está baseado em um sistema de educação a distância denominado Moodle (um acrônimo de Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment). Moodle é um pacote de software utilizado para produzir e administrar cursos on-line. Ele é fornecido livremente como software livre (sob a GNU Plubic License) e está em contínuo desenvolvimento sendo projetado para suportar uma estrutura socioconstrucionista da educação.
O projeto tem como proposta a educação a distância, porém, com o avanço tecnológico presenciado nos dias de hoje, inerentes à sociedade da informação, as distâncias estão cada vez menores. Por isso, ousamos denominar o projeto de Portal Escolar: Educação sem Distância.
A DITEC, como coordenadora do projeto Portal Escolar, é responsável pela implantação do ambiente – em parceria com a PRODEPA, administração e por ministrar capacitação e esclarecimentos aos educadores para a utilização do mesmo.

Para mais informações sobre o Portal acesse aqui.

Fonte: http://www.portalescolar.pa.gov.br/index.php?action=apresentacao

sexta-feira, novembro 27, 2009

Professores da escola Dr. Gaspar Vianna concluem o curso de introdução à educação digital

Mais uma turma de professores, desta feita, da escola Gaspar Vianna, passou pelo processo de formação: Introdução à educação digital, no período de 16 a 27 de novembro de 2009.

Foram duas semanas de experiências preciosas. Professores que já contam com muitos anos de carreira puderam provar da sensação maravilhosa que o mundo virtual pode provocar. Além disso, constatar a importância de, doravante, fazer uso dos recursos disponíveis neste universo em prol do ensino-aprendizagem.



segunda-feira, novembro 09, 2009

Inclusão Digital com a comunidade da Escola Walkise Vianna

Dos dias 17/10 à 08/11 alunos e outras pessoas da comunidade do Bairro São Felix II participaram do Curso de Introdução à Educação Digital. As aulas aconteceram no laboratório da escola Walkise da Silveira Vianna nos finais de semana. Essa atividade é mais uma do projeto Escolas de Portas Abertas, que é realizado na escola desde o início do ano. Veja nas fotos abaixo a empolgação e dedicação dos alunos em aprenderem a manipular o Linux Educacional.


terça-feira, novembro 03, 2009

As Novas Tecnologias Digitais, As Crianças e a Educação

As novas tecnologias digitais são responsáveis por uma verdadeira revolução na sociedade brasileira e, por que não dizer, no mundo inteiro. O acesso à tecnologia é cada dia mais fácil, devido a fatores como preço dos equipamentos, facilidade de uso e sua portabilidade (os equipamentos são cada vez menores).

Hoje, é comum que jovens e crianças manipulem aparelhos celulares, ipod, MP4, MP5 e outros correlatos. Tais equipamentos permitem ao usuário fotografar, criar vídeos, gravar conversas, armazenar músicas, dados etc.

De posse dessas tecnologias, crianças e adolescentes - não só eles, mas principalmente eles - estão modificando seu relacionamento com a mídia tradicional. Deixaram de ser meros consumidores ou receptores de imagens e notícias e assumem o perfil de produtores de imagens e de editores de notícias, enfim, são emissores.

Sem dúvida que o cenário descrito acima enseja certo otimismo e aponta caminhos interessantes para o uso consciente e qualitativo das mídias e, em particular, para seu uso no campo da educação.

As escolas podem e devem se apropriar das tecnologias digitais para desenvolverem projetos pedagógicos, filmar e editar seus vídeos, fazer registros fotográficos das atividades, gravar digitalmente os conteúdos mais significativos, etc. Aliás, isto já está acontecendo em muitas escolas.

No Estado do Pará, podemos citar alguns exemplos em que as escolas, alunos e professores estão envolvidos em projetos relacionados às Tecnologias de Informação e Comunicação –TIC, entre os quais destacamos: o I Concurso Estadual de Blogs Educativos, no qual já ocorreram as etapas de Castanhal, Bragança, Santarém, Marabá, e ainda faltam as de Tucuruí e Belém. Após essas etapas regionais, ocorrerá a etapa estadual.

Os blogs das escolas ilustram perfeitamente como deve ser o uso inteligente e criativo das tecnologias digitais. Nos blogs podemos analisar muitos vídeos, fotografias, textos de autoria de alunos e professores; conteúdos relevantes para a formação integral do cidadão. Para conhecer vários desses blogs, basta acessar o blog da CTAE http://ctaeseducpa.wordpress.com/

Outro bom exemplo é o projeto Educarede promovido pela empresa Telefônica. No portal Educarede está em desenvolvimento o projeto Minha Terra: Aprender a Inovar. Nele, as escolas são instigadas a produzirem vídeos, fotografias, textos... sobre sua realidade local e depois postar os conteúdos produzidos na internet no próprio Portal Educarede, nos blogs das escolas e até no YouTube. Em Belém e Ananindeua, temos cerca de 22 escolas participantes da iniciativa do Educarede; essas escolas estão sendo orientadas e acompanhadas pela equipe de professores formadores do Núcleo de Tecnologia Educacional Profº. Washington Luis B. Lopes – NTE Belém. Alguns destes trabalhos já produzidos estão disponíveis no blog do NTE Belém http://ntebelempa.blogspot.com/2009/10/resultados-educarede.html

Outro exemplo é o Projeto Aluno Repórter (http://alunoreporter.com.br/) desenvolvido por professores e alunos de Bragança, coordenado pelo NTE Bragantino (http://ntebragantino.wordpress.com/). Com o projeto os alunos aprendem técnicas da radiodifusão e participam de programas ao vivo na rádio educadora de Bragança.

Ainda temos as oficinas de inclusão digital do Projeto Escola de Portas Abertas, o projeto Aluno Argonauta (http://alunosargonautas.jimdo.com/), Aluno Integrado e os cursos de Formação de Professores dos NTEs etc.

São exemplos de iniciativas com uso das tecnologias, embasadas em propostas pedagógicas sólidas, com objetivos claros a serem atingidos e que promovem o diálogo entre educadores e alunos, ação conjunta de ambas as partes envolvidas em projetos de construção de conhecimentos e experimentação de cidadania.

Entretanto, nenhuma das iniciativas, reveladas até aqui, ocupou o tempo dos grandes noticiários da imprensa local, ao contrário, o olhar da grande mídia prefere sempre expor as mazelas da escola pública. O último grande exemplo foi o episódio protagonizado por três jovens de uma escola pública de Belém. É preciso questionar, por que o uso inteligente e produtivo das tecnologias não é notícia e o uso inadequado ou ingênuo vira um espetáculo midiático?

É preciso que nós educadores, continuemos nos apropriando cada vez mais de conhecimentos para a ampla utilização das ferramentas tecnológicas disponíveis nos dias atuais, criando possibilidades de uso dessas tecnologias que aguce no aluno o interesse pela pesquisa dentro e fora da escola, desenvolvendo no educando, as capacidades de interpretação, síntese e criticidade, uma vez que, a escola é o espaço apropriado para ensinar como as pessoas devem se portar diante das tecnologias que fazem parte de seu cotidiano. Perguntamos: “será que esses estudantes envolvidos sabem, por exemplo, que a pessoa que tiver armazenado o vídeo em seu celular, pendrive ou computador poderá ser preso em flagrante acusado de pedofilia. Veja o que determina o ECA – Estatuto da Criança e Adolescente:

Segundo o ECA quem produz, dirige, fotografa, filma, contracena com crianças ou adolescentes – menores de 18 anos – em cena de nudez ou sexo explicito está sujeito às sanções referentes à pornografia infantil. E ainda, quem publica e armazena o conteúdo pornográfico também é enquadrado na Lei 11.829. A pessoa pode ser presa em flagrante delito se for pega com o celular ou qualquer meio eletrônico em que a imagem esteja armazenada. A pena varia de um a quatro anos de detenção e multa.

Sustentamos a seguinte opinião: não é por causa do recente episódio ocorrido em uma de nossas escolas que se deve proibir o uso do celular ou de qualquer outra tecnologia na escola. Concordamoos com Sérgio Amadeu, pesquisador brasileiro de comunicação mediada por computador e autor dos livros “Exclusão digital” e “A miséria na era da informação”, quando diz que não faz sentido proibir que estudantes tenham acesso a um meio de comunicação na escola que cada vez mais vai adquirir importância na sociedade. Ao contrário “se agente tem problemas do uso inadequado nas escolas, esse é um bom lugar para ensinar como as pessoas devem se portar com o celular”. Amadeu ressalta ainda que nenhuma tecnologia substitui a ética e nem a reflexão consciente do uso dessa tecnologia.

E assim, finalizamos com um apelo a todos os professores e escolas, que juntos pensemos em projetos de aplicação das TIC que apontem não só para encurtar espaços físicos, bem como integrar as pessoas em seu espaço urbano, e refletirmos no que diz Dr.Rogério da Costa em entrevista ao Educarede, realizada em março de 2009, que o importante não é apenas o tipo de projeto realizado, mas o esforço em estabelecer um novo paradigma para as tecnologias da comunicação: elas podem servir para que as pessoas façam um uso inteligente do espaço onde vivem que possam integrar seus hábitos e atitudes num coletivo inteligente, que pensa a favor do lugar em que vive. Quem sabe, um dia possamos ser alvo da mídia em um processo inverso ao que vemos hoje, em que muitas vezes, muitas de nossas escolas são alvos de uma mídia produzida de forma aligeirada, pouco convidativa à reflexão, que mais contribui para diminuir a auto-estima de alunos e professores e que decididamente não nos serve.

Texto: Jamille Galvão

Maria do Carmo Acácio

Marcelo Carvalho

Tânia Sanches


Ps. Solicitamos que todos os professores lotados em sala de informática educativa da SEDUC postem este texto nos blogs de suas escolas.

quinta-feira, outubro 29, 2009

TURMA DA ESCOLA ABEL FIGUEIREDO - SÃO JOÃO DO ARAGUAIA






O que nos motiva nesta caminhada de multiplicadoras é encontrarmos turma como esta de São João... pessoal bacana, disposto, alegre e sedento por conhecimento e novidades. Parabéns !!! Pra ser educador neste país é necessário sonhar... e sabemos que vocês são sonhadores e realizadores também. Deus continue abençoando seus sonhos...

Foi uma semana- apesar de todas as dificuldades- muito proveitosa e agradável. Voltamos pra casa com a boa sensação de dever cumprido... pois acreditamos que serão levadas adiante as idéias aqui semeadas...

E... vamos à carizada!!!

Léa e Robenilde

terça-feira, outubro 27, 2009

A poesia também faz parte da Escola.

A Escola Acy Barros como em todos os anos realizou uma bela festa literária. O Sarau Lítero-Musical, reunindo diversos alunos, professores e a comunidade externa para ouvir poesias e canções dos autores amazônicos. Veja como foi esta festa segundo o blog da escola:

Os Cantos do Norte

Em meio ao corre-corre diário dos professores, com prazos a cumprir referentes a provas, simulados, reposição de aula, enfim cumprimento do calendário letivo e todos os compromissos rotineiros , a escola Acy Barros ficou toda enfeitada, cheia de luzes e alegria para que seus alunos, professores, coordenaadores pedagógicos, direção e convidados da comunidade esquecessem um pouco os problemas diários e se encantassem com a poesia de nossos autores amazônicos. Foi o que vivenciamos com a apresentação do projeto que já é tradição aqui no Acy. O Sarau Lítero-Musical que esse ano apresentou o tema “Os Cantos do Norte”.

Foi uma noite muito agradável onde os convidados puderam apreciar ótimas apresentações sobre a poesia regional. Quem esteve presente ao evento pode conhecer um pouco da obra de autor amazonense Thiago de Mello, os paraenses Ruy Barata, Mário Faustino e Waldemar Henrique e, claro que não poderia faltar, os autores aqui da terrinha: Ademir Braz e nosso querido Javier di Mayr-abá.

Veja abaixo os melhores momentos do Sarau.

Na abertura tivemos a palestra com Javier Di Mayr-abá "Cante de lá que eu Canto de cá"...

Continue lendo esta noticia aqui


Fonte: http://escolacybarros.blogspot.com/2009/10/os-cantos-do-norte.html



Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons