segunda-feira, agosto 31, 2009

Bem – vindos ao curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC

Caros colegas professores,
Estamos honrados com sua participação neste curso. Para alguns, ele não representa novidade, mas para a grande maioria será a primeira experiência com um curso à distância. Por isso queremos convidá-los a uma breve reflexão...
Já admitimos que o mundo que está posto diante de nós requer uma nova forma de ser e de atuar profissionalmente. Um professor bem informado tem muito a contribuir com seus alunos. Não nos referimos “àquele tipo sabe tudo”, mas o aluno desprestigia aqueles a quem consideram “caduco” de idéias. O que pensar sobre um professor que se recusa até mesmo a participar de uma discussão sobre os impactos das tecnologias na sala de aula? Ou daquele que diz “O computador me morde”, no entanto, quando a formação chega a sua porta ele “não tem tempo a perder com isso”? Manter-se, pelo menos, aberto às mudanças já é algo positivo.
A internet e outras tecnologias permitem um outro nível de organização das nossas aulas. Os computadores e celulares (inimigos da sala de aula) não são meros receptores. São ferramentas de produção. Os alunos editam e produzem conteúdo. A internet não é apenas um “armazém” onde eu escolho e “retiro “ um produto. Eu posso repor essa prateleira. Por isso é importante o professor conhecer as linguagens da mídia, saber utilizar uma câmera e dominar a linguagem hipertextual na internet, que assim como a vida, é cheia de caminhos...
Você certamente não é esse tipo “caduco” e nem o “sabe tudo”... Pelo contrário. Prova disso é que você está aqui! Você deve ser aquele que almeja perceber o papel das tecnologias de informação e comunicação nos setores da cultura contemporânea e sua importância para a educação; deve ser aquele que busca conhecer diferentes mídias com as quais pode trabalhar com o uso da tecnologia digital, identificando novas linguagens trazidas por essas mídias e compreender o respectivo potencial para o ensino e aprendizagem situando-as no contexto da escola em que atua; deve ser aquele que quer se capacitar para planejar situações de ensino focadas na aprendizagem dos alunos, usando meios que os levem à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo.
Então você está no lugar certo, na hora certa!

Bem – vindos ao curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC e parabéns por ser um educador comprometido com a qualidade da escola e com a educação dos cidadãos brasileiros.

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons