segunda-feira, agosto 24, 2009

Um pouquinho de Marketing ajuda muito

Certa vez Peter Drucker, um grande especialista em Marketing falou que o objetivo de qualquer negócio é encontrar e manter clientes, ou seja, não havendo clientes não há negócios. E é isso que nós do NTE Marabá pensamos quando nos perguntamos - Como organizar um concurso que abrangesse toda Marabá e região e não fosse um fracasso?

Então procuramos analisar os nossos clientes e percebemos a importância dos alunos, pois podemos atender às escolas e os professores, mas eles são preparados para levar o conhecimento aos alunos. Por isso criamos a categoria Blog do Aluno, que visou não somente incentivar a utilização do blog na geração do conhecimento, mas verificar de que forma eles são capazes de utilizar essa ferramenta para demonstrar sua criatividade.

Mas além de analisar os clientes, era necessário criar formas de conquistá-los, por isso utilizamos o marketing. Primeiramente, o NTE Marabá precisava passar por uma reformulação de marca, por isso foi criado uma nova logomarca, mais moderna, que demonstrasse a missão da organização. Segundo o nosso blog também precisava passar por mudanças, pois como iríamos organizar um concurso de blogs e o nosso não era referência para nenhum outro. Dessa forma trocamos o template e fizemos diversas modificações, ele ainda está em fase beta, mas pretendemos chegar logo à versão final. Também realizamos duas oficinas que serviram de base para que os participantes se tornem multiplicadores.

Todas essas ações foram só o começo, pois percebemos que realizar parcerias era essencial para o sucesso do concurso. Então buscamos ajuda da Secretaria de educação do município e conseguimos apoio para a divulgação e para a realização do evento de premiação.

Outra parceria foi feita com o site Busca Marabá (www.buscamaraba.com.br) que passou a divulgar o concurso em sua página inicial e criou o sistema de inscrição online.

Fonte: www.buscamaraba.com.br

Mas não bastava fazer propaganda na internet, era necessário ir até onde nosso cliente estava, por isso desenvolvemos um folder e um cartaz. O último foi criado pelo nosso companheiro Márcio Ribeiro e foi patrocinado pela MDC Informática. E eles foram estrategicamente espalhados por diversas escolas e órgão públicos (Veja o folder abaixo).


Buscamos também a colaboração dos jornais, e uma matéria foi publicada pelo jornalista Ulisses Pompeu na edição 1940 do Correio do Tocantins.

Fonte: http://www.bancadigital.com.br/correiodotocantins/reader2/

Uma oportunidade maior surgiu, a aula inaugural do curso de 100h, onde estariam reunidos diversos professores. Logo aproveitamos e fizemos a divulgação no concurso através de um vídeo que ficava sendo exibido durante os intervalos. Este está disponível no Youtube e pode ser visto clicando aqui.

Não podíamos esquecer do Twitter, que é uma ótima ferramenta de divulgação e é utilizada por vários marketeiros no mundo. Através dele dávamos notícias do concurso e alguns inscritos passaram a nos seguir.

Realizar todas essas operações não era garantia de sucesso, mas o resultado foi positivo, o Blog do NTE Marabá teve 1.082 visitas durante o período de inscrição e prevíamos a inscrição de somente 45 blogs e 68 foram inscritos. E os nossos principais clientes, os alunos, nos surpreenderam e inscreveram nada menos que 36 blogs.

Por isso, como foi falado pelo BdP no Blog da CTAE, a inovação deve ser sempre buscada e no que depender da equipe do NTE Marabá ela estará sempre presente nas nossas ações. Obrigado a todos que estão colaborando com esse concurso e aguardamos a sua presença na cerimônia de premiação.

Ah, lembrando do marketing, pode ter certeza que se necessário utilizaremos.


Organização do 1º Concurso de Blogs - NTE Marabá

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons