sexta-feira, setembro 02, 2011

CURSO DE 100 HORAS COM PROFESSORES DE SÃO DOMINGOS DO ARAGUAIA TEM ENCONTRO PRESENCIAL


O encontro ocorreu dia 26/08 na Escola Elza Dantas, com professores das rede pública do Estado e Município, das atividades programadas para conclusão da UNIDADE I, do Curso tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs, previa-se que os professores cursistas socializassem a atividade 5 – Divulgando a Pesquisa, resultado do estudo acerca de uma experiência de trabalho com projetos em contexto escolar, resultado de pesquisa em diversas fontes tais como periódicos, livros , professores ou na internet, para qual os professores em processo de formação devem observar aspectos referentes as caractáristicas do projeto: tema, conteúdos curriculares, número de alunos envolvidos e professores participantes, tecnologia e mídias utilizadas, atitudes dos alunos, entre outros.
Essa atividade possibilita uma ampliação do olhar do professor sobre a importância da pesquisa no trabalho com projeto, os caminhos para superação dos desafios que o docente enfrentou na realização da atividade. A esperada socialização não ocorreu, mas ficou combinado de no próximo encontro presencial termos o cumprimento dessa meta com novidades enriquecedoras para a prática de sala de aula.
Esclareceu-se as dúvidas enfrentadas pelos professores, especialmente as que se referem a postagem no ambiente E-PROINFO e apresentou-se a UNIDADE II, cujo foco é Internet, Hipertexto e Hipermídia, paralelamente os cursistas irão realizar as atividades das duas unidades em estudo. Lamenta-se que os problemas de acesso a internet em banda larga na região prejudica a formação através da Educação à Distância, que é a política do MEC.
Oportunamente vale ressaltar que o interesse dos professores e o aopoio da gestão do município, na pessoa do Secretário de Educação, para a realização do curso é fator primordial para acreditarmos nos bons frutos em termos da qualidade de ensino para a comunidade local.

Para refletir:

Os alunos fazem parte do mundo digital inter-agem com as tecnologias com mais facilidade que muitos adultos, alguns convivem mais tempo diante desses instrumentos digitais do que com outras pessoas do seu clã. Para os profissionais da educação a situação interfere no exercício da profissão, forçando mudanças nos paradigmas de ensino que não incluam o uso das Tecnologias no fazer pedagógico, se a finalidade da ação educativa é proporcionar a aprendizagem e desenvolvimento da pessoa.
Para Ramal, esses instrumentos tecnológicos alteram as relações de poder na Escola, pois o “dominado” o que vai passar pelo processo de formação é o que melhor domina os instrumentos de prestígio social: as tecnologias. Em que esse paradoxo implica para o nosso fazer na sala de aula? A própria autora aponta a perspectiva de se reinventar a profissão, esse convite nos levaria a realizar que tipo de mudanças no cotidiano de nossa práxis educativa?

Veja algumas imagens do encontro:

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