O
encontro ocorreu dia 26/08 na Escola Elza Dantas, com professores das
rede pública do Estado e Município, das atividades programadas para
conclusão da UNIDADE I, do Curso tecnologia na Educação: Ensinando
e Aprendendo com as TICs, previa-se que os professores cursistas
socializassem a atividade 5 – Divulgando a Pesquisa, resultado do
estudo acerca de uma experiência de trabalho com projetos em
contexto escolar, resultado de pesquisa em diversas fontes tais como
periódicos, livros , professores ou na internet, para qual os
professores em processo de formação devem observar aspectos
referentes as caractáristicas do projeto: tema, conteúdos
curriculares, número de alunos envolvidos e professores
participantes, tecnologia e mídias utilizadas, atitudes dos alunos,
entre outros.
Essa
atividade possibilita uma ampliação do olhar do professor sobre a
importância da pesquisa no trabalho com projeto, os caminhos para
superação dos desafios que o docente enfrentou na realização da
atividade. A esperada socialização não ocorreu, mas ficou
combinado de no próximo encontro presencial termos o cumprimento
dessa meta com novidades enriquecedoras para a prática de sala de
aula.
Esclareceu-se
as dúvidas enfrentadas pelos professores, especialmente as que se
referem a postagem no ambiente E-PROINFO e apresentou-se a UNIDADE
II, cujo foco é Internet, Hipertexto e Hipermídia, paralelamente os
cursistas irão realizar as atividades das duas unidades em estudo.
Lamenta-se que os problemas de acesso a internet em banda larga na
região prejudica a formação através da Educação à Distância,
que é a política do MEC.
Oportunamente
vale ressaltar que o interesse dos professores e o aopoio da gestão
do município, na pessoa do Secretário de Educação, para a
realização do curso é fator primordial para acreditarmos nos bons
frutos em termos da qualidade de ensino para a comunidade local.
Para
refletir:
Os alunos
fazem parte do mundo digital inter-agem com as tecnologias com mais
facilidade que muitos adultos, alguns convivem mais tempo diante
desses instrumentos digitais do que com outras pessoas do seu clã.
Para os profissionais da educação a situação interfere no
exercício da profissão, forçando mudanças nos paradigmas de
ensino que não incluam o uso das Tecnologias no fazer pedagógico,
se a finalidade da ação educativa é proporcionar a aprendizagem e
desenvolvimento da pessoa.
Para
Ramal, esses instrumentos tecnológicos alteram as relações de
poder na Escola, pois o “dominado” o que vai passar pelo processo
de formação é o que melhor domina os instrumentos de prestígio
social: as tecnologias. Em que esse paradoxo implica para o nosso
fazer na sala de aula? A própria autora aponta a perspectiva de se
reinventar a profissão, esse convite nos levaria a realizar que tipo
de mudanças no cotidiano de nossa práxis educativa?
Veja algumas imagens do encontro:
Veja algumas imagens do encontro:
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