sexta-feira, outubro 18, 2013

Nota de adiamento do 5º Concurso de Blogs das Escola Públicas de Marabá e região


Atenção alunos e professores blogueiros,


O NTE Marabá buscando incentivar o uso pedagógico das tecnologias nas escolas públicas de Marabá e Região realiza desde 2009 concursos de blogs, com objetivo de fomentar o uso das tecnologias na educação, oferecendo oficinas e premiando os melhores trabalhos realizados com blogs educativos. Esse ano foi lançado a quinta edição do concurso que tinha as inscrições até o dia 15 do mês corrente, mas a equipe do NTE através do acompanhamento dos blogs inscritos e da realização de visitas a algumas escolas percebeu a necessidade de realizar um projeto mais eficiente. Por isso, após uma reunião com toda a equipe decidimos adiar a premiação do 5ª Concurso de Blogs das Escolas Públicas para o próximo semestre, em uma data ainda a ser definida. Logo, as inscrições foram paralisadas e irão reabrir no início do próximo semestre, conforme atualização do edital ainda a ser lançado.
Destacamos que os blogs já inscritos não precisarão inscrever-se novamente e o NTE estará disponibilizando uma oficina de atualização em blogs para esses blogueiros e aos alunos e professores que se interessarem.
Realizaremos também a partir desse semestre uma assessoria a algumas escolas para efetivar um projeto específico com o uso dos blogs educativos. Caso sua escola se interesse em receber uma oficina de blogs entre em contato com o NTE Marabá para agendarmos a formação.

Pedimos desculpas pelos transtornos causados por esse adiamento, mas essa intervenção foi necessária para aprimorarmos os trabalhos realizados com o uso das TIC's.

Qualquer dúvida entre em contato conosco, dê sua sugestão e faça sua crítica, pois assim poderemos construir juntos um modelo de uso eficiente das TIC na educação do Sul e Sudeste do Pará.

NTE Marabá

segunda-feira, outubro 07, 2013

Formação para os professores de Matemática utilizando o Scratch

Nte Marabá nesta quarta 02/10/2013, em parceria com a equipe de formação da SEMED e DTE, deu continuidade a programação de formação com mais uma oficina de Scratch.
A oficina foi ministrada pelos Professores Nells Claudejan, Walter Roberto e o técnico Elvis França, onde tiveram a oportunidade de repassar algumas das possibilidades pedagógicas deste software aos professores de matemática das escolas municipais de Marabá.
Os professores interagiram com a ferramenta através da resolução de desafios propostos pelos formadores. Os educadores consideraram a formação importante, considerando a dificuldade que os alunos possuem ao desenvolverem o raciocínio lógico e compreenderem os conteúdos desta disciplina. Vale ressaltar que esta ferramenta estimula o aprendizado dos alunos e induz a construção de conceitos matemáticos e computacionais a ponto destes criarem histórias animadas, jogos e outros programas interativos.

Veja abaixo as imagens da formação:




terça-feira, setembro 17, 2013

HQ, Linguagens e Ciências da Natureza


No período de 16 a 18 de setembro de 2013, o NTE Marabá em parceria com Secretaria Municipal de Educação de Jacundá-PA, está realizando a II Oficina de HQ.  Dessa vez o núcleo atende os professores de Linguagens e Ciências da Natureza. Nesse primeiro momento os professores recebem formação técnica pedagógica, para a sistematização de trabalho com o uso das histórias em quadrinhos, especificamente, aplicando o software livre HagáQuê. O objetivo é utilizar os quadrinhos para desenvolver trabalhos em parceria com as disciplinas que compõe o currículo. Ao final da oficina os professores desenvolverão um planejamento para trabalhar com seus alunos.

segunda-feira, setembro 16, 2013

Blogando com a galerinha do Salomé

A convite da Professora Facilitadora Cristina, o NTE Marabá iniciou um trabalho com o uso dos blogs educativos na Escola Salomé Carvalho na ultima quinta e sexta-feira. Os alunos das 7ª e 8ª series conheceram as lições iniciais para criar e alimentar um blog educativo, mas devido a um problema com a internet, não foi possível criar todos os blogs.
Durante essa semana os grandes blogueiros da "tecnologia avançada" como ficaram conhecidos vão entrar para o mundo da blogosfera, após criarem os seus blogs com a Professora Cristina.
Veja abaixo a noticia publicada no mural do Facebook da Escola:
Os efeitos do computador na educação crescem exponencialmente quando seu uso ultrapassa as fronteiras da escola, os discentes têm a oportunidade de vivenciar novos horizontes, nesta proposta, realizamos na escola Salomé Carvalho, uma formação de blog, em parceria com Elvis França, do Núcleo de tecnologia educacional (NTE) de Marabá, possibilitando os mesmos conhecerem novas ferramentas úteis ao seu dia a dia ou mesmo na sua prática escolar. Claro que estamos visando projetos futuros como por exemplo o concurso de blog, desenvolvido pela equipe do Nte Marabá. Agradecemos ao Elvis pela dedicação e competência em seu trabalho aqui desenvolvido.

quarta-feira, setembro 11, 2013

Oficina de Geometria Construtiva com Geogebra

Em toda a história da humanidade, o estudo da geometria tem um papel significativo na construção do conhecimento matemático, por se tratar de uma área considerada fundamental no desenvolvimento da arte, arquitetura e engenharia, partindo de construções elementares como: ponto, reta e plano. 
O NTE Marabá, objetivando oferecer aos alunos dos 9º anos da escola Rio Tocantins maior interação entre as tecnologias educativas e os conteúdos de geometria estudados em sala de aula, realizou nos dias 05, 06, 09 e 10 de setembro, a primeira oficina de Geometria Construtiva. 
As atividades foram assistidas utilizando o software GEOGEBRA, ferramenta educacional bastante útil na construção dos elementos da geometria plana. Entre os muitos recursos que podem ser explorados no GEOGEBRA, temos a possibilidade de construir de maneira bastante intuitiva, elementos fundamentais do desenho geométrico como: pontos, retas, semirretas, círculos, polígonos, entre outros. Além de poder calcular áreas e perímetros de uma infinidade de figuras planas, basta usar a criatividade e principalmente planejar as atividades corretamente.
Vale ressaltar que é importante associar a ferramenta tecnológica ao uso dos objetos básicos do desenho (régua, esquadro, compasso e transferidor), uma vez que nem sempre os alunos possuem acesso ao computador e como se sabe, é fazendo que se aprende. 
Confira abaixo algumas imagens da oficina:


sexta-feira, junho 07, 2013

1ª Oficina de Scratch

Na quarta-feira (05/06/13) o NTE Marabá em parceria com o Departamento de Tecnologia Educativa da SEMED, realizou a primeira Oficina da ferramenta Scratch no laboratório da Escola Arthur Guerra.
A oficina foi ministrada pelo Professor Facilitador Nells Claudejan e o técnico Elvis França, e contou com a participação dos professores facilitadores das escolas municipais de Marabá que tiveram a possibilidade de descobrir as possibilidades pedagógicas dessa brilhante ferramenta.

O Scratch foi desenvolvido pelo grupo Lifelong Kindergarten no Media Lab do MIT em 2003 para que alunos pudessem produzir suas histórias interativas, jogos e animações. A ferramenta é bem simples e intuitiva e possibilita o desenvolvimento de diversos conteúdos digitais através de uma linguagem de programação simples, no qual os alunos os constroem arrastando blocos de códigos para realizar as ações de animação. 


Na próxima semana mais uma oficina será realizada com outros professores, para que seja explorado as possibilidades pedagógicas do Scratch nas disciplinas específicas.

     Caso você queira levar as oficinas do NTE Marabá para a sua Escola acesse link e faça a solicitação.      

Abaixo apresentamos o Prezi inicial utilizado na Oficina, os outros materiais estão disponíveis na biblioteca desse blog.


Fonte das Imagens: Blog do DTE/SEMED

quinta-feira, junho 06, 2013

Oficina de Scratch


Iniciou ontem na EMEF Arthur Guerra, a primeira de uma série de Oficina de Scratch que será ofertada pelo Núcleo de Tecnologia Educacional de Marabá ao longo deste ano. Neste primeiro momento a formação foi destinada aos professores de sala de informática. A próxima fase será uma formação por disciplina. A primeira contemplada será a matemática, considerando a dificuldade que os alunos possuem para compreender os conteúdos desta disciplina. O núcleo acredita que o uso deste software auxiliará os professores a desenvolverem aulas que estimulem o aprendizado dos alunos em conceitos matemáticos e computacionais a ponto destes criarem histórias animadas, jogos e outros programas interativos.



terça-feira, maio 28, 2013

Compartilhando informações blogueiras...

Há mais de 4 anos o NTE Marabá vem promovendo nas escolas públicas de Marabá e Região o uso do Blog como recursos pedagógico. Professores, alunos, diretores e a comunidade escolar já participaram das Oficinas de Blogs ofertadas pelo NTE e agora os professores facilitadores dos laboratórios de informática estão preparando oficinas para o uso mais específico em suas escolas. 
Dessa forma, estamos disponibilizando os materiais utilizados nas oficinas para que qualquer pessoa que queira aprender mais sobre blog possa utilizar, copiar, compartilhar os conhecimento adquiridos pelos formadores do NTE Marabá. Leve a seus alunos e em seguida divulgue aqui a sua experiência com o uso dos Blogs.
Mas se mesmo assim, você ainda tiver dificuldades entre em Contato conosco e solicite uma Oficina, vamos ficar felicíssimos em ajudar a escola a entrar na blogosfera.

Os materiais estão disponíveis na Biblioteca do Blog ou nos links abaixo:

Introdução Blogs
Criando o blog
Criando Postagens
Layout do Blog
Vídeo do Youtube no Blog
Criando Slide de Fotos (SlideShow)
Criando Enquetes
Apresentação Eletrônicas (Slides ppt) no Blog - usando o Google Drive

Só não esqueça de citar os créditos dos materiais ao NTE Marabá.

Abraços blogueiros....

segunda-feira, maio 27, 2013

NTE em endereço provisório


Devido a reforma da instalação elétrica da Escola Rio Tocantins, foi necessário retirar o transformador de energia. Por isso, nessa semana o NTE Marabá estará funcionando provisoriamente na Escola Arthur Guerra. Qualquer informação entre em contato por e-mail ou ligue para um de nossos fornecedores.

terça-feira, maio 21, 2013

Formação de Tablet Educacional


Inicia hoje e vai até a próxima quinta – feira a formação para utilização dos tablets educacionais. Neste primeiro momento será apresentado o papel das tecnologia no Pacto pela Educação. Essa fase é destinada aos formadores do Núcleo de Tecnologia Educacional de Marabá, facilitadores das salas de informática, técnicos e professores dos municipios vizinhos e representante do Departamento de Tecnologia de Marabá.

quinta-feira, maio 16, 2013

HQ, Educação, Criatividade e Imaginação

Terminou ontem a Oficina de História em Quadrinhos em Jacundá-PA. Neste primeiro momento que se configura na modalidade presencial com carga horária de 30 horas, dividido em 24 horas para formação e 06 horas para culminância dos trabalhos desenvolvidos com os alunos, os professores viram conteúdo essenciais para o conhecimento e a prática pedagógica como: origem e formato das histórias em quadrinhos, características fundamentais desse gênero textual, utilização e as aplicações das HQs nas diversas áreas do conhecimento, sites de construção de HQs e software livre como o HagáQuê. Além disso, eles tiveram oportunidade de utilizar a criatividade e imaginação construindo HQs com o software HagáQuê e planejaram trabalhos para serem desenvolvidos em sala de aula com os alunos. Confira os trabalhos deles abaixo.

segunda-feira, maio 13, 2013

Oficina de Histórias em Quadrinhos


Núcleo de Tecnologia Educacional de Marabá-PA, representado pelas formadoras Maria Lucilea da Silva Rodrigues e Janaína Teixeira Ayres, estará durante esta semana no Municipio de Jacundá, ministrando a Oficina de História em Quadrinhos para os professores da rede municipal e estadual.

Nesta Oficina, a equipe do NTE trabalhará com o HagáQuê, um editor de histórias em quadrinhos, criado por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com objetivos pedagógicos, a fim de facilitar o processo de criação das HQs, até mesmo por uma criança inexperiente no uso do computador sem, contudo, limitar sua imaginação.

O NTE espera que esta primeira fase, que é a da formação, a qual está incluso os conteúdos desta oficina, venha integrar de forma criativa os recursos do HagáQuê ao ensino aprendizagem dos diversos conteúdos das disciplinas do currículo escolar, bem como, favorecer o letramento e inclusão digital da comunidade escolar.













sexta-feira, maio 10, 2013

Curso de Introdução à Educação Digital- turma José Mendonça Vergolino


No período de 22 de abril a 07 de maio/2013, o NTE Marabá em parceria com o DTE, realizou o Curso de Introdução à Educação Digital, turma E.M.E.F. José Mendonça Vergolino-Marabá Pioneira, ministrado pelos professores Luciléa, Joelma e Walter. Abaixo algumas imagens do curso.

sexta-feira, abril 12, 2013

É lançado no Linux Educacional 5.0


Para aqueles que já estão se habituando em trabalhar com tablets e com smartfones e gosta do layout do Sistema operacional desses aparelhos não terão problemas como o Novo Linux Educacional 5.0. Foi lançado ontem a nova versão do Sistema Operacional que é preparado especialmente para as escolas públicas brasileiras.


veja abaixo a algumas informações a respeito do LE 5.0 diponibilizada no site do Grupo de Pesquisa que desenvolveu o projeto


Novo ambiente de interface e interação
  1. Visualmente o LE 5.0 segue a tendência das interfaces de dispositivos móveis e dos sistemas operacionais mais novos: contém menos apelos visuais e teve os ícones simplificados;
  1. As cores foram escolhidas pensando no conforto de leitura, com ênfase nas cores já utilizadas pelo MEC. O verde segue como cor principal;
  1. A Edubar também foi simplificada. Além disso, as cores foram alteradas para que os ícones pudessem ser facilmente identificados;
  1. Novos ícones foram inseridos na barra de aplicativos, mesclando o visual padrão do Gnome com o do LE;
  1. A busca e a ativação dos aplicativos pelo usuário são feitas de modo mais direto e facilitado, aproveitando recursos de estruturação e de busca do Gnome presentes nos dispositivos móveis.
  1. Adicionalmente, o papel de parede conta com uma imagem simples de um símbolo nacional, o Sabiá-Laranjeira (Turdus rufiventris) .
Obs: A imagem original do sabiá característica do LE 5.0 foi gentilmente cedida, exclusivamente para este projeto, pelo fotógrafo GETTER ARI ULYSSES DOS SANTOS. Além de ceder a imagem, o autor permitiu sua alteração e manipulação para a composição gráfica do papel de parede. 

Ainda não está disponível o download para todos os co
mputadores disponíveis nos laboratórios do Proinfo, mas já vale ir testando para saber as modificações. Faça o download em

http://linuxeducacional.c3sl.ufpr.br/instalacao.html

Fonte: http://linuxeducacional.c3sl.ufpr.br/versao.html


quarta-feira, abril 03, 2013

BOBES, BOB’S - VARIAÇÕES DE MESMA SONORIDADE


Cabelo, emaranhado de fios, ora presos, ora soltos, expressa beleza, força e poder, recebe cuidados muito específicos da localidade. Cabelo Seco, núcleo da criação, solo da ocupação. Terra dos Rios que se encontram, Pontal, do vértice continental, que se lança ao horizonte onde o sol se põe, com o brilho que reluz num laranja cinza – tempestade, para inundar o olhar do que avista o entardecer.
Sem escova elétrica, secador e sem chapa por conta da energia e acesso a tecnologia, pouco evoluída para a indústria da beleza. Os cabelos exibiam-se em sua naturalidade, como quase tudo em tempos de poucos artifícios para facilitar a vida e produzir riqueza.
[Alongamento]
Já se aplicava para alterar aspectos físicos da etnia que historicamente vem lutando e se firmando nos espaços socialmente valorizados e apresentando a importância dos que historicamente foram discriminados.
[quintais]
Cercanias de pau a pique que se alongavam a dar nas vistas, neles não só se plantava, se criava, dançava e também se benzia. Com invenções de circularidades para as cirandas e outras brincadeiras de roda, e da também roda pião.
[ reentrâncias]
Dos fios, dos rios em terras de matas cercadas, em que os ciclos sazonais dos templos castanhais abastecem os armazéns do cais do porto. A estação Fria da Guerra traçou a moderna estratégia. Para outros Portos vãos as minas sendo transplantadas e a sonoridade da locomotiva nos trilhos é outra variação dos Planos traçados.
[laços]
Firmados em redes que se conectam, e se projetam graças as hidrovias, graças as rodovias e também a ferrovia. E os nós se impactam do local, global.
E os fios se enlaçam
[ tranças]
Surgem serpenteando-se em caminhos que buscam a origem, encantos, encontros, com a ancestralidade.
Para um solto libertado, do fuzil que reprimiu
[o funil]
Definição de uma forma de arranjo, ao modo dos ninhos dos pássaros, da coroa às extremidades do comando do corpo que realça a originalidade, com fugaz simplicidade.
Para um avolumado e ritualidades
[bobes]
Forte elemento da cultura do cuidado.
O resultado esperado com tratamento dado exige determinação, como quase tudo nessa vida, não há luta sem esforço, vitória sem batalha, beleza sem um preço.
A alegria é o irradiar de energia que gerou o fruto da conquista.
Mas havia quem se lançasse ao desafio do enfrentamento, forte característica dessa gente, povo de muitas lutas. Luta até pela s-e-P-a-r-a-ç-ã-o, por sentir não receber a correta atenção, de quem tem em mãos o Todo a ser fatiado, mas quase sempre a maior fatia fica concentrada nos arredores do Palácio.
Onde os que vivem querem deixar como estar. Mudar, ameaça.
[Ao recurso]
Dessa e de tantas outras territorialidades desse chão, tão densamente povoado .
De tão intenso os bob’s ficaram no imaginário da população e atualmente expressa diversas variações.
No folclore da cidade tem uma porca de bobes, lendária por habitar terras urbanas com rios que lhe inundam e matas que lhe circundam. E gente, e bicho, que vida, indiferente ao capricho, ao cuidado. Escárnio da classe da voz e autoridade. E que culpa, não tem! Só utopia.
E assim comprovou o Cordeiro aos que tinham pedras nas mãos (sujas), prontos a lançar sua condenação.
A modernização trouxe facilitações, maldições e tantas negações como a da diversidade, que se aplica na beleza, na cultura e natureza.
Em janelas virtuais, portais reais, calçadas, bancos e praças circulam relatos, falares sobre os efeitos do que do interior vem sendo extraído e exportado, dando movimento a outras redes e entrelaçamentos.
Memórias, histórias que não devem ficar no esquecimento pois é preciso pujança para outras formas de produzir riquezas, sem perder tanto a natureza.
Para alegria das crianças chegou também, por força da globalização, o da Fenda do Biquíni, o Esponja Calça Quadrada, nos jogos e histórias nas mídias veiculadas, que ocupam espaços (corpos, tempos e mentes) para os que se encantam independente de idade.
Gerações que brincam, que lutam, que buscam a íntima, viva - cidade.
E como mudar para encontrar dignidade a pequena de bobes, bob’s - variações de mesma sonoridade, nesse universo que do pontal, e do alagamento, fez-se alongamentos e se expandiu em extensos núcleos habitacionais?
E assim teceu-se a malha da cidade, de vias e rios.
No imaginário da cidade habitam seres transportados de outras localidades, sendo essa região de intensa migração, conflito, mudança, constância...
Os que chegam e os que recebem, divergem, convergem. Encontros, dos prós e dos nós.
Do (re)habitar.
Bob’s também é lanche popularmente apreciado também chegado de outras localidades. E assim vai se tecendo a rede dessa diversidade. Seja de classe, raça ou etnia é expressão da diferença nos traços da fisionomia, da cultura e economia presentes na cidade que cresce e a cada ano renasce.
Dona Menina
Professora dessa localidade
terezagues2@gmail.com

segunda-feira, março 25, 2013

Oficina de Blogs - Formadores SEMED

Foi iniciada hoje no laboratório do Departamento de Tecnologia Educativa (DTE/SEMED) uma oficina de Blogs com os professores formadores da SEMED. A oficina que objetiva estimular o uso de ferramentas da Web 2.0 na formação dos professores da rede pública, durará três dias e abordará diversos conteúdos referentes ao uso dos blogs na educação. Veja abaixo algumas imagens do primeiro dia da oficina.



Curso Introdução à Educação Digital em Nova Ipixuna

No período de 18 a 22/03/2010 realizou-se o Curso de Introdução à Educação Digital na EEEM Maria Irany Rodrigues da Silva, em Nova Ipixuna. Participaram 30 cursistas entre professores e gestores da Rede Estadual e Municipal de ensino. Os mediadores do NTE Marabá Elizânia, Luciléa, Nubia, Nells e Walter contribuíram na formação alternadamente durante a semana.

Na avaliação dos mediadores os cursistas mostraram-se interessados com o conteúdo da formação, tiveram uma boa interação, foram bastante participativos e assíduos.

Na avaliação dos cursistas a fala da professora Nilza Helena retrata bem o resultado da formação quando ela diz: ...Muitos que tinham resistência a cultura digital, venceram seus medos e aproveitaram o momento para explorarem a tecnologia, criaram e-mail, blog, fizeram pesquisa, etc...

No final da formação pode-se perceber através das apresentações dos trabalhos o nível de aprendizado dos cursistas que foram satisfatórios e demonstrou estar de acordo com a proposta do curso.

Veja abaixo as imagens da formação:


quarta-feira, março 06, 2013

Primeira reportagem sobre email exibida no Brasil há mais de 20 anos



Primeira reportagem sobre correio eletrônico feita em 1990 pela Record. Na época existiam 260 usuários em todo Brasil.

Fonte: http://rauvirtual3.blogspot.com.br/2013/03/primeira-reportagem-sobre-email-exibida.html



sexta-feira, março 01, 2013

Intel apresenta conceito de tablet educacional

Depois da linha de notebooks Classmate, a Intel apresentou nesta quinta (27) seu conceito de tablet educacional para ser usado nas escolas brasileiras. O produto é apenas uma prévia do que poderá ser lançado no mercado – a Intel ainda negocia a fabricação com empresas de PCs no país –, mas é o primeiro ultraportátil criado exclusivamente para uso em educação.

Leia o texto na íntegra no site abaixo:

Tablets Educacional


Eles foram produzidos pela Positivo e são bastante parecidos com a linha de tablets Ypy, vendida no varejo desde o final de 2011. Na licitação, feita no começo de 2012, a fabricante paranaense venceu três dos quatro lotes, ficando responsável pela produção e venda de até 650 mil tablets (pode ser isso, pode ser menos, tudo depende da demanda dos estados). O restante, 250 mil, ficou a cargo da CCE, recentemente adquirida pela chinesa Lenovo.
Conversamos com a assessoria da Positivo para saber detalhes do tablet e nos surpreendemos ao saber que são, na realidade, os tablets: dois modelos, um de 7″, outro de 9,7″ — exatamente como os Ypy do varejo, mas nesse caso, apenas modelos Wi-Fi, nada de 3G. Eles terão garantia de 24 meses, segundo o MEC. As configurações deles são: 
Leia o texto na íntegra no endereço abaixo:
http://ntebelempa.blogspot.com.br/2013/02/tablets-educacional.html

quinta-feira, fevereiro 07, 2013

Nte participa de Jornada pedagógica em Itupiranga

Durante toda esta semana de 04 a 08/02/2013 está acontecendo a Jornada Pedagógica das escolas da rede estadual de ensino de Itupiranga sob a coordenação da 4ª URE. A equipe de formação do Nte Marabá participou durante o dia 05/02 com formação específica sobre a importância do uso das tecnologias na educação em 02 momentos: reflexão e discussão do texto “Os desafios do século XXI” de Pedro Demo e sugestões da utilização em sala de aula dos recursos tecnológicos existentes nas escolas.
Na avaliação da equipe do NTE o encontro foi válido no sentido de despertar o interesse dos professores pela inserção das tecnologias em suas metodologias e em buscar formação na área. Já na avaliação dos professores a formação foi de grande importância no sentido de se inteirar das possibilidades que os recursos tecnológicos podem trazer na melhoria da aprendizagem dos alunos.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons