quarta-feira, maio 11, 2011

Especial Blog - Parte 1


Esta semana estamos realizando a oficina de atualização em blogs. Diversos são os assuntos discutidos para permitir a professores e alunos customizarem seus blogs e tornarem mais interativos. Aproveitando a oportunidade vamos divulgar aqui no blog do NTE um especial com as principais novidades apresentados na oficina.



                              Veja as novidades da Oficina de Blogs no Twitter                                        

O assunto tratado hoje foi referente a forma de contato com nossos leitores. Isso é fundamental, pois permite saber a opinião dos que visitam o blog para verificar se estamos indo no caminho certo.
Diversas são as formas de contato com os leitores, a principal é o comentário, permite saber opinião sobre uma determinada postagem. Logo a principal função do blogueiro é estimular aos leitores comentarem suas postagens. Veja como o blogueiro campeão do Concurso de Blogs Educativos Estadual faz as suas campanhas para estimular os seus leitores a fazerem comentários, visite o blog do Rauge Lima.
Mas os comentários não são e nem deve ser a única forma de ligar visitante ao blogueiro, deve-se procurar novas formas como as caixas de recados, que permite uma integração das mensagens deixadas pelo leitor em um elemento de pagina, ou gadget. Um ótimo site que permite adicionar caixas de recados gratuitos é o http://www.cbox.ws. Lá existem diversas ferramentas para criar e modificar as caixa da forma que você preferir.
Outra forma de permitir aos usuários do blog se comunicar os blogueiros é criando uma página de contatos inserindo nela informações sobre o blog ou a instituição que alimenta o blog. É importante também adicionar um formulário de contato para que os visitantes possam enviar mensagens diretamente para o e-mail do blogueiro. Um site interessante que possibilita criar esses formulários é o JotForm. Lá  existe a possibilidade de criar diversos tipos de formulário e configurar para recebermos a mensagens enviadas no próprio e-mail.
Para verificar um passo-a-passo de como adicionar as duas ultimas ferramentas apresentadas baixe a apresentação utilizado no primeiro dia da Oficina na nossa biblioteca ou no link abaixo:

 - Oficina de Blogs - Contato

Amanhã no segundo dia teremos mais novidades. Aguarde!

Ah você gostou? Então Curta nossa página no Facebook e faça um comentário.

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons