terça-feira, maio 17, 2011

Especial Blog - Parte 3

Continuando nossa série de postagens sobre blogs, onde estamos apresentando as principais novidades da área. Vamos destacar uma ferramenta muito interessante que nós aqui do NTE Marabá utilizamos com frequência, que é o Google Docs. Através dele criamos textos, apresentações, planilhas, formulários e mais opções que temos nos principais pacotes de escritório, mas com um grande diferencial: tudo é armazenado e funciona na Web. Isso tem diversas vantagens, como a de criar documentos de forma colaborativa, compartilhar esses documentos, entre outros. Na Oficina de Atualização em Blogs utilizamos o Google Docs para realizar duas ações, a disponibilização de documentos para download e a criação de Formulários.



Para acessar o Google Docs: http://docs.google.com





Download de Arquivos

Muitos professores reclamam que não a possibilidade de repassar aos alunos materiais adicionais, como textos e exercícios. Dessa forma, a disponibilização de materiais desse tipo no blog é possível através do Google Docs. Essa função de disco virtual, como é conhecida, é nova e permite enviar para a "nuvem" (a internet) qualquer tipo de arquivo, podendo esse ser acessado de diversos locais.
Os Slides disponibilizados abaixo foram utilizados na oficina e detalham o passo-a-passo de como enviar os documentos para o Google Docs e disponibiliza o link no seu blog, veja:

Oficina de Blogs - Download através do Google Docs


Formulário

Criar um formulário de inscrição ou de cadastro é interessante para professores e alunos blogueiros. E por que não disponibilizar a opção de responder execícios totalmente online. Isso já é possível graças a função de formulário do Google Docs, que é uma das melhores e mais fácil blogueiros leigos.
Lá é possível criar questionários com perguntas simples, parágrafo, de múltipla-escola, listas, entre outras. Após criar esse questionário há a opção de enviá-lo por e-mail ou incorporá-lo no blog.
A apresentação disponibilizada abaixo possui o passo-a-passo para criar formulários desse tipo, basta segui-lo e tudo funcionará direitinho.

Oficina de Blogs - Formulário no Google Docs 

Esse materiais também estão disponíveis em nossa Biblioteca. Confira e não esqueça de deixar seu comentário e curtir essa postagem no Facebook.

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons