quinta-feira, maio 19, 2011

Especial Blog - Parte 4

Olá a todos que estão acompanhando nosso especial sobre blogs. Estamos desde a ultima oficina de atualização em blogs as principais novidades relacionadas ao uso de blogs na educação, destacando um pouco a parte técnica. E agora chegamos ao nosso penúltimo post desse especial, onde iremos demonstrar o processo para inserir uma galeria de vídeos no seu blog. Essa ferramenta, que inclusive já adicionamos no blog do NTE Marabá e pode ser vista aqui, é de suma importância para agruparmos os vídeos criados pelo proprietário do blog em um único local, facilitando a vida dos seus leitores quando esses estiverem procurando conteúdos desse tipo.
Muitos blogueiros afirmam que a utilização de vídeos em blogs tem sido facilitada graças a melhoria das conexões de internet (que ainda tem seus problemas aqui na nossa região). E alguns criam somente blogs com conteúdos em formato de vídeo, que são os chamados Vlogs (Vídeo blogs). Mas a nossa intenção não é essa e sim agrupar diversos tipos de conteúdos como textos, fotos, vídeos, jogos e etc. 
Por isso, vamos ao que interessa! Geralmente, para publicarmos um vídeo no blog temos que hospedá-lo em algum local, a ferramenta mais utilizada é o Youtube, que é gratuito e possui o maior acervo de vídeos da internet. Se você ainda não possui uma conta e está interessado em saber como enviar vídeos no Youtube veja na Ajuda do próprio site que dá diversas dicas de como fazer a postagem do vídeo.


Como faço para enviar um vídeo? - Ajuda Youtube


Após você ter enviado todos os seus vídeos basta você incorporar um Gadget do seu canal no Youtube em uma página no Blog.
Para adicionar basta acessar o link http://www.youtube.com/custom_player/ e fazer login e configurar o gadget. Após fazer todas as configurações, basta clicar em "Gerar Código" e cola-lo em uma página ou em uma postagem no seu blog.


Para ver o passo-a-passo de como adicionar esse gadget veja os Slides utilizados na Oficina de Atualização em Blogs:


Oficina de Blogs - Galeria de Vídeos


E ai, o que achou? Visite você também nossa galeria de vídeos e faça seu comentário.

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons